Redes sociais influenciam 85% das compras da Geração Z, aponta estudo

Instagram e TikTok são as redes com maior poder na decisão; descontos e experiências em lojas físicas também são valorizadas.

A Geração Z, formada por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, chegou na idade adulta e está com poder econômico para fazer compras. E as redes sociais têm um grande impacto nessas decisões de compra. Segundo estudo do Conselho Internacional de Centros Comerciais (ICSC), 85% das pessoas do grupo analisado indicaram que as mídias sociais têm influência no que compram.

Entre as plataformas com poder na decisão de compra, Instagram e Tiktok ocupam o primeiro lugar (45%), seguidos por YouTube (38%), Facebook (24%), Snapchat (17%), Twitter (14%) e Reddit (7%). 

Os dados são de uma pesquisa realizada pelo ICSC com 1008 jovens de 16 a 26 anos nos Estados Unidos, com o intuito de entender as preferências de compra deste grupo.

Apesar da clara influência das redes sociais, ao serem questionados sobre os três principais fatores de influência sobre compras, 56% dos entrevistados afirmaram que a opinião de familiares e amigos têm ainda mais influência sobre a decisão de compra do que as mídias sociais. 

Além disso, avaliações em sites (54%) e o feedback de usuários reais em sites e blogs (47%) também exercem grande poder nessa decisão. 

A preferência pelas lojas físicas

Nem só de redes sociais vive o jovem da Geração Z. Dentre os entrevistados, 97% afirmaram fazer compras em lojas físicas, destacando as vantagens de ter os produtos em mãos imediatamente, de não pagar pelo frete e ainda experimentar e ver pessoalmente os itens. 

No entanto, mesmo entre os que preferem ir às lojas físicas, 95% também escolhe fazer compras online pela conveniência e 30% responderam que uma vantagem de compras virtuais é a possibilidade de comparar preços em qualquer lugar e a qualquer momento. 

Outros 20% falaram que melhores preços e promoções acabam sendo um fator decisivo para fazer compras online, revelando que a preocupação com o preço e com descontos é bem forte na Geração Z. 

A possibilidade de sair com amigos, familiares e até mesmo interagir com outras pessoas também são motivos que levam os jovens para as lojas. 

Ainda que não precise comprar nada, 60% dos entrevistados responderam que visitam shoppings para encontrar amigos e socializar. Este mesmo grupo prefere gastar dinheiro com experiências a itens materiais. 

Marcas com os valores da Geração Z

Mais do que produtos, a Geração Z também está interessada em fazer compras nas marcos com os mesmos valores e  suportem as causas nas quais eles acreditam. 

A saúde mental foi indicada como uma das questões mais importantes por 53% dos entrevistados. Além disso, 47% afirmou querer comprar de marcas que apoiam a pauta da mudança climática e 56% dos entrevistados diz que pagaria mais em um produto de origem sustentável.

Equidade racial e de gênero (47%), práticas éticas de trabalho (42%), direitos LGBT (26%) e ativismo político (20%) também foram indicados como pontos importantes de apoio para a tomada de decisão de compra dos jovens da Geração Z.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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