Redes sociais são mais usadas para procurar um parceiro do que aplicativos de relacionamento, aponta estudo

Estudo da Opinion Box aponta que o Instagram é a plataforma favorita para paquerar, superando apps como Tinder e Badoo.

Um estudo da Opinion Box revelou que 34% das pessoas utilizam ou já utilizaram redes sociais como meio de procurar um parceiro. E o Instagram é a plataforma favorita para 61% desse grupo, superando até mesmo aplicativos de relacionamento, como o Tinder (30%). Os dados foram divulgados pela pesquisa “Relacionamentos”, que entrevistou 2.100 brasileiros conectados à internet.

Logo após o Instagram e o Tinder, se destaca o Facebook (28%) e o Badoo (19%).Outras redes sociais e apps de namoro conquistaram percentuais menores: Par Perfeito (11%), Happn (8%), Grindr (4%), Bumble (4%), X (2%), TikTok (2%), YouTube (2%), LinkedIn (1%), e outras redes sociais (5%).

Quanto aos internautas que não recorrem às redes sociais, 13% preferem utilizar sites de bate-papo. No entanto, uma parcela de 39% opta por não utilizar nenhuma das opções disponíveis para procurar um parceiro.

Receba semanalmente as últimas notícias e estudos relevantes
para o mundo do marketing e da publicidade!
Inscreva-se na newsletter do O Buzz!

Apps de relacionamento

Sobre os aplicativos de relacionamento, os principais critérios na escolha são: ser gratuito (39%), oferecer segurança (38%) e ser voltado para relacionamentos sérios (24%).

Outros fatores como facilidade de uso e funcionalidades (22%), direcionamento para uma orientação sexual específica (18%), e ter a maior base de usuários (18%) também são considerados. A pesquisa também revela que 68% dos entrevistados acreditam que as pessoas tendem a mentir mais em aplicativos de relacionamento. 

Relacionamentos e redes sociais

No que diz respeito aos relacionamentos em si, a pesquisa investigou opiniões e experiências. 25% dos entrevistados já teve relacionamentos à distância e, igualmente, um quarto admitiu ter checado o celular do parceiro sem que este soubesse. Já 24% se relacionaram com pessoas que conheceu pela internet e 19% já namoraram virtualmente.

Além disso, 17% dos entrevistados afirmaram marcar encontros por meio de aplicativos de paquera, enquanto o mesmo percentual admitiu ter gasto mais do que deveria com presentes. Adicionalmente, 72% preferem resolver conflitos pessoalmente em vez de recorrer a mensagens online. No que tange aos hobbies, 59% concordam que é importante ter interesses e atividades independentes do parceiro(a).

Leia também:

TikTok cresce como fonte de informação, aponta estudo

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *