Na última sexta-feira (17), Sam Altman, até então CEO da OpenAI, foi destituído de seu cargo pelo conselho administrativo da empresa responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT. Nesta segunda-feira (20), Satya Nadella, CEO da Microsoft, anunciou a integração de Altman à gigante de tecnologia.
A demissão de Altman ocorreu sob a justificativa de que o executivo não havia sido transparente em suas comunicações. Em comunicado, a OpenAI declarou que “ele não foi consistentemente sincero em suas interações com o conselho, prejudicando sua capacidade de desempenhar suas responsabilidades. O conselho não confia mais em sua habilidade de liderar a OpenAI”.
Na Microsoft, Sam Altman deve assumir a posição de CEO, conforme anunciado por Nadella. “Estou muito entusiasmado com a sua chegada como CEO deste novo grupo, Sam, estabelecendo um novo padrão para a inovação”, comentou Nadella em post no X.
Após o anúncio de sua mudança para a Microsoft, Altman também demonstrou empolgação em post no X: “temos agora mais unidade, comprometimento e foco do que nunca”, escrveu.
Planos da OpenAI sem Sam Altman
Altman, co-fundador e um dos primeiros investidores da OpenAI, teve sua sucessora apontada inicialmente como Mira Murati, diretora de tecnologia. No entanto, na segunda (20), Emmet Shear, ex-CEO do Twich, foi anunciado como o novo CEO interino da empresa.
Quanto a OpenAI, Emmet Shear, afirmou que a parceria entre Microsoft e OpenAI será mantida. Nos próximos 30 dias, ele planeja contratar um investigador independente para aprofundar-se no processo, além de buscar feedback de funcionários, parceiros, investidores e clientes da empresa.
Shear informou, ainda, que a reestruturação da equipe de gestão e liderança é uma prioridade, visando transformá-la em uma força eficaz para gerar resultados aos clientes, à luz das recentes mudanças na liderança.