Social Commerce: a bola da vez

No episódio 5 do podcast O Buzz, especialistas explicaram sobre estratégias de Social Commerce e casos de sucesso.

Nos últimos anos, as redes sociais transformaram as relações de compra e venda e as conexões das marcas com os clientes. E o período de pandemia da Covid-19 deu um impulso ainda maior para o crescimento do Social Commerce, estratégia de vendas que permite que os usuários comprem diretamente nas redes sociais.

Agora, as redes sociais não servem apenas para interação com os clientes, mas são o próprio canal de vendas e aproxima ainda mais os produtos dos consumidores finais. O Social Commerce é a bola da vez e as marcas que ainda não aderiram estão perdendo tempo – e dinheiro!

Para entender melhor como as empresas podem se destacar neste universo, o Podcast O Buzz convidou Ana Leal (branded manager da Evino) e Bruno Filho (cofundador e CEO da Prepi) para o quinto episódio do programa. Na conversa, eles trouxeram conceitos e dicas práticas para elaborar estratégias de Social Commerce e impulsionar as vendas em diferentes tamanhos de empresas.

O que é Social Commerce?

Social Commerce é a combinação entre e-commerce e redes sociais, que permite que os consumidores comprem produtos diretamente nessas plataformas, como Instagram, TikTok ou Pinterest.  Essa abordagem integra funcionalidades de compra dentro das redes sociais, como lojas online, botões de compra e checkout integrado, facilitando o processo de compra sem que os usuários precisem sair da plataforma.

O social commerce capitaliza o poder das redes sociais para impulsionar vendas, aproveitando as estratégias de criação de conteúdo e a influência de recomendações e avaliações de amigos e influenciadores, além de proporcionar uma experiência de compra mais interativa e envolvente.

Em sua participação no Podcast O Buzz, Ana Leal, branded manager da Evino, compartilhou como a estratégia de Social Commerce tem ajudado a Evino a desmistificar a percepção de que o vinho é um produto inacessível e difícil de consumir e tem aumentado as vendas da marca. “As redes sociais ajudam a gente nisso de aprender sobre vinho se divertindo”, disse Ana.

Em um case de sucesso da marca no TikTok, um vídeo viralizou e ajudou a impulsionar um produto da marca para um novo público. “Foi um produto que falou com jovens de 18 a 24 anos e se tornou extremamente popular”, contou.

Ana também ressaltou o papel dos influenciadores nas estratégias de Social Commerce, ajudando a gerar credibilidade e alcance às marcas. “Trabalhamos muito com influenciadores há bastante tempo, o que nos ajuda a tornar o vinho mais acessível e atrativo”, afirmou.

Por outro lado, Bruno Filho, cofundador e CEO da Prepi, plataforma para criação de e-commerces e lojas em redes sociais, destacou a importância da personalização no social commerce.

Segundo Bruno, a personalização permite que as empresas identifiquem e segmentem precisamente seus públicos-alvo, adaptando ofertas e mensagens de marketing de acordo com os interesses e comportamentos específicos de cada cliente potencial.

“Aqui na Prepi utilizamos inteligência artificial para gerar personalização. Com nossas tecnologias, conseguimos eliminar dois terços do trabalho manual dos vendedores”, comentou Bruno Filho.

Essa abordagem personalizada melhora a experiência de compra, tornando-a mais relevante para os consumidores, e aumenta as chances de conversão. Ao oferecer produtos e conteúdos que correspondem diretamente aos interesses de seus clientes, empresas conseguem captar a atenção e construir relacionamentos mais sólidos e duradouros com sua base de consumidores.

IA no Relacionamento com o Cliente

Além disso, Bruno comentou que a inteligência artificial (IA) desempenha um papel crucial no relacionamento com o cliente, proporcionando soluções inovadoras e eficientes para melhorar a experiência do consumidor. Uma ferramenta de IA pode automatizar diversos aspectos do atendimento ao cliente, como a geração de respostas automáticas, a sugestão de tags para categorizar atendimentos e o ajuste do tom das mensagens.

“Utilizar inteligência artificial no relacionamento com o cliente é muito útil para empresas que têm problemas simples a serem respondidos, que não necessariamente precisam de um humano”, comentou Bruno.

Assim, a IA pode oferecer respostas rápidas e precisas, liberando os atendentes humanos para se concentrarem em problemas mais complexos e que demandam um toque pessoal.

Quer saber mais sobre Social Commerce?

Ouça a entrevista completa no Podcast O Buzz, disponível no Spotify, Amazon Music e YouTube.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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