Spotify: 2% do público é responsável por 52% das compras; conheça os Superouvintes

Estudo realizado pelo streaming de música revela insights sobre ouvintes na plataforma e como conquistá-los.

Um estudo divulgado pelo Spotify revelou que apenas 2% do público é responsável por 52% das compras em merchindise. Esse público, denominado Superouvintes, também é responsável por 18% do tempo de escuta de um artista. 

As descobertas do estudo fornecem insights valiosos para a indústria da música, permitindo uma compreensão mais profunda de seus ouvintes mais dedicados. Além de apontar estratégias para conquistá–los. 

Os superouvintes são classificados pela plataforma como um grupo de pessoas extremamente engajadas com música. Eles escutam música por mais tempo, com mais frequência e se envolvem com os artistas com mais intensidade do que a média das pessoas. 

De acordo com o estudo do Spotify, os superouvintes desempenham um papel fundamental para geradores de receita para a indústria da música. O grupo apresenta uma maior inclinação para adquirir ingressos para shows e produtos relacionados ao universo musical. 

Além disso, demonstram maior propensão a patrocinar artistas e eventos musicais, tornando-se assim um segmento valioso e influente para a sustentabilidade do cenário musical.

Ainda de acordo com o estudo, os outros 98% dos ouvintes mensais de um artista no Spotify são responsáveis apenas por 42% das compras.

Superouvintes compram mais merchandaise do que ouvintes.
Superouvintes compram mais merchandaise do que ouvintes. (Imagem: Divulgação/Spotify)

Como atrair os superouvintes no Spotify?

O estudo também revelou que é possível aumentar a quantidade de fãs desse segmento através de novas músicas. Após um lançamento, a quantidade de superouvintes aumenta, em média, mais de 20%. Além disso, mais de dois terços dos superouvintes continuam ouvindo a música após seis meses.

Também é possível atrair novos super fãs com streamings programados: rádio, autoplay, mixes, playlists personalizadas e editoriais. De acordo com o estudo, mais de 40% dessas pessoas ouvem o artista pela primeira vez em contextos de streaming programado no mesmo dia ou antes. 

A pesquisa revelou que a América Latina tem quatro países entre os 10 com a maior quantidade de ouvintes, incluindo as duas primeiras posições: Chile, México, Argentina e Colômbia. Assim, focar nesse mercado pode atrair mais super fãs. 

Maiores quantidades de Superouvintes
Chile e México ocupam as duas primeiras posições em quantidade de superouvintes. (Imagem: Divulgação/Spotify)
  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *