Nesta segunda-feira (25), o Spotify lançou uma nova linha de conteúdo, agora voltada para cursos de aprendizagem online. Neste primeiro experimento, o serviço de streaming oferece cursos em quatro categorias: produção musical, criatividade, empreendedorismo e bem-estar. A iniciativa está sendo testada apenas no Reino Unido e, até o momento, não há planos divulgados para expansão em outros países.
A inclusão de cursos online, especialmente aqueles baseados em vídeo, pode parecer uma escolha incomum para um serviço mais conhecido como uma plataforma de música e podcasts. No entanto, de acordo com Mohit Jitani, diretor de produto do Spotify, a empresa observou um aumento no interesse das pessoas em utilizar a plataforma para fins educacionais, especialmente através de podcasts. Essa percepção levou à decisão de experimentar a oferta de conteúdo educacional adicional.
“Uma das tendências mais interessantes que começamos a perceber foi o aumento no número de usuários que acessam o Spotify com o intuito de aprender”, observa Jitani. “Muitos de nossos usuários se envolvem diariamente com podcasts e audiolivros para atender às suas necessidades de aprendizagem, e acreditamos que esta comunidade altamente engajada estará interessada em acessar e comprar conteúdo de qualidade de criadores de cursos em vídeo”, completou.
Em comunicado à imprensa, o serviço de streaming revelou que aproximadamente metade de seus assinantes Premium estão engajados em podcasts com temáticas educacionais ou de autoajuda. Assim, o propósito do Spotify é ajudar os provedores de cursos a alcançar uma audiência mais ampla, além de direcionar mais eficazmente potenciais clientes com base em seus padrões de audição existentes.
Leia também:
Spotify revela que audiência de podcasts é maior em dias úteis; veja hábitos dos ouvintes
68% dos consumidores possuem assinaturas de serviços digitais, aponta estudo