O Spotify lançou uma nova ferramenta, ainda em versão de testes, que permite aos usuários criar listas de reprodução com base em descrições de texto. O recurso de inteligência artificial, chamado de AI Playlist, está sendo lançado inicialmente para assinantes do plano Premium no Reino Unido e na Austrália. Até o momento, não há uma data definida para chegar ao Brasil.
Além das solicitações convencionais de playlists, como aquelas baseadas em gênero ou período de tempo, a utilização da inteligência artificial do Spotify também permite que as pessoas solicitem listas de reprodução personalizadas para situações específicas, como “músicas para fazer uma serenata para meu gato” ou “batidas para combater um apocalipse zumbi”.
A plataforma sugere que os prompts possam ser referentes a uma variedade de temas, como lugares, animais, atividades, personagens de filmes, cores ou emojis. A empresa ressalta que as melhores playlists são geradas a partir de comandos que combinam gêneros, climas, artistas e décadas.
Após a geração da playlist, os usuários podem utilizar a IA para revisar e refinar o resultado final, emitindo comandos como “menos otimista” ou “mais pop”, por exemplo. Além disso, têm a opção de deslizar para a esquerda em qualquer música para removê-la da lista de reprodução.
Leia também:
Spotify divulga anunciantes que mais se destacaram no app em 2023; confira a lista
Spotify revela que audiência de podcasts é maior em dias úteis; veja hábitos dos ouvintes