Spotify revela que audiência de podcasts é maior em dias úteis; veja hábitos dos ouvintes

O Fan Study do Spotify sobre Podcasts destacou que a categoria de humor é a mais procurada entre os programas.

O Spotify divulgou que o consumo de podcasts na plataforma ocorre com mais frequência nos dias úteis (entre segunda-feira e sexta-feira), representando 78% do total, enquanto sábados e domingos correspondem a 22%.

De acordo com a pesquisa “Fan Study: Edição sobre podcasts 2023”, realizada pelo Spotify, os horários de pico de ouvintes durante os dias úteis são 8h e 17h. o que corresponde aos horários comuns de deslocamento da população ao trabalho, faculdade ou escola. Já nos finais de semana, o consumo cresce notavelmente entre 11h e 12h, com aumentos menores à noite.

Além disso, a pesquisa revelou também que as pessoas preferem ouvir podcasts enquanto realizam outras atividades, como deslocamento e viagem (71%), tarefas domésticas (71%), relaxamento (43%) e exercícios (34%).

Hábitos dos ouvintes de Podcasts 

Os hábitos dos ouvintes variam ao longo do dia. Durante as horas diurnas, das 1h às 17h, há uma tendência a apenas ouvir os podcasts. No período noturno, das 18h à 0h, os usuários tendem a assistir aos vídeos dos podcasts. Já o tempo de consumo de conteúdo varia de 1h a 1h30 durante o dia e de 30 minutos a 1h durante a noite e madrugada.

O relatório destaca que janeiro, março, julho e outubro são os meses em que os ouvintes têm maior propensão a experimentar novos programas, coincidindo com eventos sazonais em várias partes do mundo.

Quanto às categorias mais consumidas, o Humor lidera com 27,55%. Sendo seguido por Lazer – Jogos e Hobbies (16,21%), Sociedade e Cultura (12,01%), Negócios (10,31%) e Tecnologia (7,67%). Também foram mencionados Educação (4,74%), Crime e Suspense (3,88%), Saúde e Fitness (3,77%) e Notícias (2,81%).

Podcasts sobre Arte representam 2,32%, seguidos por Ficção (1,95%), TV e Filmes (1,49%), Esportes (1,28%), Religião e Espiritualidade (1,79%) e outras categorias com 2,90%.

Interação com ouvintes 

A interação entre ouvintes e criadores é um item de destaque na pesquisa: 73% dos ouvintes expressam interesse em mais oportunidades de interação. Aqueles que interagem por meio de ferramentas como a Caixa de Perguntas consomem 2,35 vezes mais horas de conteúdo por mês.

O estudo também aborda como os ouvintes descobrem novos podcasts, sendo as recomendações dos criadores favoritos a principal maneira (54%). Isso é seguido por recomendações de amigos e familiares (53%) e navegação no Spotify (50%). Outros métodos incluem redes sociais (42%), artigos, blogs e newsletters (15%) e classificações e paradas de podcast (12%).

 

Leia também:

Pesquisa indica que 58% da geração Z considera os podcasts mais confiáveis do que outras mídias

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *