O Threads lançou a API (Interface de programação de aplicações) da plataforma, permitindo agora que desenvolvedores do mundo todo criem integrações e aplicativos de terceiros para a rede social, além de conectá-lo a plataformas de gerenciamento de redes sociais.
De acordo com a empresa, isso permitirá que criadores de conteúdo, desenvolvedores e marcas criem integrações personalizadas, gerenciem suas presenças no Threads em grande escala e compartilhem conteúdo com suas comunidades de maneira mais eficiente.
Jesse Chen, diretor de engenharia na Threads, destaca que um das funcionalidades mais solicitadas eram os insights sobre postagens. Agora, a API do Threads oferece acesso a métricas como visualizações, curtidas, respostas, repostagens e citações de postagens na rede social.
“As pessoas agora podem publicar posts através da API, buscar seu próprio conteúdo e aproveitar nossos recursos de gerenciamento de respostas para definir controles de resposta e citação, recuperar respostas para seus posts, ocultar, mostrar ou responder a respostas específicas“, explica Jesse Chen.
Para facilitar a integração aos desenvolvedores, a Meta também disponibilizou uma documentação pde orientação sobre a API e um aplicativo de exemplo de código aberto no GitHub.
Threads com integração no Fediverse
O Threads também lançou sua integração com o Fediverse, uma rede mundial de servidores de mídia social interconectados, mas independentes, cada um com seus próprios usuários, conteúdos e políticas próprias. A compatibilidade com o Fediverse, que integra plataformas como Mastodon, Misskey e Pleroma, foi anunciada no lançamento da plataforma e agora disponível em mais de 100 países.
Anteriormente, se o usuário publicasse no Threads e essa postagem fosse distribuída para outras plataformas, não seria possível ver as respostas dentro da próprio Threads. Isso exigia alternar entre as plataformas para acompanhar as interações.
Com o suporte ao Fediverse, os usuários do Threads poderão seguir contas e fazer publicações visíveis em todas as plataformas integradas ao projeto. No entanto, a Meta alertou que “ainda” não é possível responder às respostas das publicações.
Segundo a Meta, o Threads é o primeiro aplicativo desenvolvido para ser compatível com o Fediverse, permitindo que as pessoas participem de conversas públicas e encontrem comunidades, independentemente do servidor que utilizem.
Leia também:
Dona do TikTok está lançando “Whee”, nova rede social para competir com o Instagram
IFood Pago: iFood lança banco digital e maquininha com IA para fidelizar clientes de restaurantes