TikTok anuncia novo programa de recompensas para criadores de conteúdo

Os influenciadores receberão com base em quatro métricas principais, incluindo “valor de pesquisa”.

Nesta segunda-feira (18), o TikTok revelou um novo programa de recompensas para a remunerar os influenciadores que produzem conteúdo original com duração superior a um minuto. A novidade introduz quatro métricas, entre elas o alinhamento do conteúdo com os tópicos em alta.

Conhecida como “valor de pesquisa”, ela avalia quão bem um determinado conteúdo atende às demandas de busca dos usuários. Na prática, essa métrica é a versão do TikTok para otimização de mecanismos de pesquisa (SEO, sigla em inglês). Uma estratégia comum em SEO é a pesquisa de palavras-chave, onde os criadores desenvolvem conteúdo alinhado com as tendências de busca dos usuários, como é feito no Google e em outros mecanismos de busca.

Para facilitar esse processo, a plataforma incentivou os criadores a utilizar uma nova ferramenta denominada “Creator Search Insights”, destinada a pesquisar as tendências de busca.

“Com esses insights, os criadores podem buscar inspiração para seu conteúdo, adaptar suas estratégias criativas para atender aos interesses do público e criar conteúdo que as pessoas queiram ver mais”, afirmou o TikTok. No entanto, é importante observar que essa ferramenta ainda não está disponível para os criadores brasileiros.

Métricas do programa

Além do valor de pesquisa, o programa também leva em consideração outra métrica crucial: a originalidade. De acordo com o TikTok, essa métrica se refere ao conteúdo exclusivo.

A duração da reprodução dos conteúdos e o envolvimento do público também são fatores levados em conta pelo programa. 

A nova fórmula vai recompensar os criadores com base no valor de anúncio de sua conta, que é determinado pelo tempo que suas comunidades dedicam à visualização de anúncios.

Para participar do programa de recompensas, os criadores do TikTok precisam ter 18 anos de idade, pelo menos 10 mil seguidores e o mínimo de 100 mil visualizações nos últimos 30 dias.

Leia também:

Justiça condena o TikTok em R$ 23 milhões por coleta ilegal de dados

Nano influenciadores lideram em engajamento no Instagram e TikTok, revela estudo

Concorrendo com o YouTube, Tiktok está incentivando vídeos horizontais e mais longos

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *