O Tinder anunciou uma nova funcionalidade baseada em inteligência artificial (IA) para ajudar os usuários a escolherem as melhores fotos de perfil e aumentar as chances de match. A ferramenta analisa as imagens da galeria e sugere as melhores com base nas preferências dos usuários da plataforma.
A ferramenta, chamada “Photo Selector”, utiliza tecnologia de reconhecimento facial para identificar e selecionar as melhores fotos da galeria do celular do usuário. Para usar o recurso, é preciso tirar uma selfie e conceder acesso à galeria. Então a IA faz a seleção automaticamente.
Apesar da assistência da IA, a decisão final sobre qual foto será exibida no perfil é do usuário. A ferramenta será lançada nos Estados Unidos ainda em julho e estará disponível no resto do mundo, incluindo o Brasil, até o final de setembro.
De acordo com o Tinder, solteiros entre 18 e 24 anos gastam, em média, 33 minutos para selecionar a foto de perfil ideal. Além disso, 52% acham difícil escolher uma foto de perfil e 68% consideram útil uma assistente de seleção de fotos por IA.
O objetivo do Photo Selector é simplificar o processo de escolha de fotos, permitindo que os usuários se concentrem mais em criar conexões significativas, em vez de gastar tempo excessivo na seleção de imagens.
“Estamos desenvolvendo tecnologia de IA para ajudar você a tomar decisões, não para tomá-las por você. Nosso compromisso com nossos usuários é claro e se aplica igualmente à nossa visão de IA: no Tinder, desenvolvemos tecnologias inovadoras para criar um espaço mais seguro para as pessoas fazerem conexões autênticas” afirmou Faye Iosotaluno, CEO do Tinder.
Preferências dos usuários do Tinder
Para escolher as imagens a IA considera as preferências dos usuários por tipo e quantidade de fotos na plataforma. Essas informações de preferências são alimentadas pelo próprio Tinder. Segundo o app de namoro, uma pesquisa revelou que 85% dos solteiros entre 18 e 25 anos acreditam que seus perfis devem representar quem realmente são.
Dados internos do Tinder também mostram que a maioria das mulheres solteiras heterossexuais prefere perfis de homens com pelo menos quatro fotos que reflitam suas personalidades de forma genuína. Além disso, homens com mais de uma foto de rosto têm 71% mais chances de conseguir um match.
Leia também:
Influenciadora marroquina criada por IA é coroada a primeira “Miss AI”; veja detalhes
Flamengo e Palmeiras são os times mais valiosos do futebol brasileiro; veja o ranking completo