Nesta quinta-feira (3), três meses após remover o catálogo musical do TikTok, a Universal Music anunciou um novo acordo com a rede social, permitindo que as músicas de seus artistas voltem a estar disponíveis para uso em publicações no aplicativo.
O portfólio da Universal inclui uma gama de artistas renomados, como Taylor Swift, Anitta, Ariana Grande, Billie Eilish, BTS, Lana Del Rey, Anahí, Ivete Sangalo, Anavitória, Jorge e Matheus, Demi Lovato, Metallica, Sorriso Maroto e outros. Agora, todas essas músicas estarão disponíveis de volta à plataforma.
Em janeiro, a Universal Music anunciou a retirada de seu catálogo musical do TikTok, citando falhas nas negociações com a plataforma de vídeo. A principal discordância envolveu a compensação para artistas e compositores, além de preocupações com segurança digital e os impactos da inteligência artificial (IA) sobre os artistas.
Durante o período, uma exceção foi feita para Taylor Swift, artista da gravadora, que teve suas músicas de volta à rede social pouco antes do lançamento de seu último álbum, “The Tortured Poets Department”.
Acordo entre Universal Music e TikTok
O novo acordo entre ambas as partes prevê a colaboração em novas oportunidades de monetização, explorando o comércio eletrônico do TikTok. Além disso, estão sendo desenvolvidas ferramentas centradas nos artistas para ajudá-los a realizar seu potencial na plataforma em crescimento, incluindo recursos como “Adicionar ao aplicativo de música”, análises aprimoradas e venda de ingressos.
As duas empresas também se comprometeram a trabalhar em conjunto para garantir que o desenvolvimento da inteligência artificial na indústria musical proteja a arte humana e a economia que sustenta artistas e compositores. Como parte do acordo, está inclusa a remoção de músicas não autorizadas geradas por IA e aprimoramentos na atribuição de créditos aos artistas e compositores.
“Em particular, trabalharemos juntos para garantir que as ferramentas de IA sejam desenvolvidas de forma responsável para permitir uma nova era de criatividade musical e envolvimento dos fãs, protegendo ao mesmo tempo a criatividade humana”, comentou Ole Obermann, chefe global de desenvolvimento de negócios musicais da TikTok.
Leia também:
TikTok começa a testar Notes, um app de fotos concorrente do Instagram
Instagram muda o algoritmo e vai penalizar quem copia conteúdo