A Universal Music anunciou que retirou seu catálogo musical do TikTok. De acordo com uma carta aberta da gravadora, a decisão foi motivada por falhas nas negociações com a plataforma de vídeo, especialmente em relação à compensação para artistas e compositores.
O portfólio da Universal abriga uma variedade de artistas, incluindo nomes como Taylor Swift, Anitta, Ariana Grande, Billie Eilish e outros.
A gravadora destacou que tem pressionado o TikTok a remunerar de forma adequada os artistas e compositores. Também foram citadas questões sobre segurança digital para usuários e proteção contra os impactos da inteligência artificial sobre os artistas.
As negociações estavam em andamento para a renovação do contrato já existente, que vence nesta quarta (31). A gravadora alegou que o TikTok tentou forçá-los a aceitar um acordo por um valor bem menor do que outras plataformas.
“As tácticas do TikTok são óbvias: usar o poder da sua plataforma para prejudicar artistas vulneráveis e tentar intimidar-nos para que aceitemos um mau acordo que subvaloriza a música e engana artistas e compositores, bem como os seus fãs”, disse a Universal Music em carta aberta.
Our core mission is simple: to help our artists & songwriters attain their greatest creative and commercial potential, which is why we must call time out on TikTok.
Learn More: https://t.co/yJDQ7FdgNc pic.twitter.com/Lhluz1ez5H
— Universal Music Group (@UMG) January 31, 2024
O TikTok negando as acusações da Universal, classificando-as como falsas, e manifestou desapontamento pela decisão da Universal de se afastar da plataforma. “É triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores”, afirmou o TikTok em nota.
Leia também: