Universal Music retira músicas do TikTok; Taylor Swift, Anitta e Ariana Grande fazem parte do catálogo

Segundo carta aberta, a gravadora está pressionando a plataforma em questões sobre a compensação aos artistas, IA e segurança dos usuários.

A Universal Music anunciou que retirou seu catálogo musical do TikTok. De acordo com uma carta aberta da gravadora, a decisão foi motivada por falhas nas negociações com a plataforma de vídeo, especialmente em relação à compensação para artistas e compositores.

O portfólio da Universal abriga uma variedade de artistas, incluindo nomes como Taylor Swift, Anitta, Ariana Grande, Billie Eilish e outros.

A gravadora destacou que tem pressionado o TikTok a remunerar de forma adequada os artistas e compositores. Também foram citadas questões sobre segurança digital para usuários e proteção contra os impactos da inteligência artificial sobre os artistas.

As negociações estavam em andamento para a renovação do contrato já existente, que vence nesta quarta (31). A gravadora alegou que o TikTok tentou forçá-los a aceitar um acordo por um valor bem menor do que outras plataformas. 

“As tácticas do TikTok são óbvias: usar o poder da sua plataforma para prejudicar artistas vulneráveis ​​e tentar intimidar-nos para que aceitemos um mau acordo que subvaloriza a música e engana artistas e compositores, bem como os seus fãs”, disse a Universal Music em carta aberta.

O TikTok negando as acusações da Universal, classificando-as como falsas, e manifestou desapontamento pela decisão da Universal de se afastar da plataforma. “É triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores”, afirmou o TikTok em nota.

Leia também:

TikTok Shop: ferramenta de compra é lançada nos EUA

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *