Em uma pesquisa conduzida pela Opinion Box sobre o uso do TikTok no Brasil, foi revelado que 46% dos usuários seguem pelo menos uma empresa na plataforma e 45% expressaram o desejo de ver mais marcas que consomem ativas na rede social.
O estudo, que entrevistou 1008 pessoas que usam o TikTok, também investigou a percepção dos consumidores em relação aos anúncios veiculados na plataforma. Os resultados revelaram uma divisão de opiniões: 48% dos usuários relatam visualizar anúncios que não se relacionam com seus interesses, 42% afirmam encontrar anúncios relevantes e 10% declaram nunca se deparar com anúncios.
No entanto, 34% dos entrevistados admitiram sentir-se incomodados com os anúncios de mídia paga, enquanto outros 34% os consideram interessantes. Além disso, 32% não possuem uma opinião definida sobre os anúncios.
A pesquisa também destacou que a maioria dos usuários do TikTok não costuma interagir com os anúncios, com 30% relatando nunca clicar, 32% clicando raramente e 28% clicando às vezes. Apenas 6% clicam com frequência e 4% clicam sempre.
Influência no TikTok
A pesquisa também abordou a influência da plataforma, revelando que 38% das pessoas já realizaram compras influenciadas por recomendações no TikTok. Da mesma forma, 36% deixaram de efetuar uma compra devido a uma recomendação negativa na mesma plataforma.
Além disso, 62% dos entrevistados revelaram seguir pelo menos um influenciador na plataforma, enquanto 58% optam por acompanhar influenciadores exclusivamente no TikTok.
As razões que levam os usuários a seguir influenciadores apenas no TikTok incluem um estilo de produção específico (45%), conteúdo exclusivo e original (34%), e uma preferência inata pela plataforma (30%). Além disso, o envolvimento do influenciador com seus seguidores (22%) e a interação na comunidade do influenciador (21%) também desempenham um papel significativo nessa escolha.
Preferências dos Usuários
Quanto à frequência de postagens, 30% dos usuários afirmaram nunca realizar postagens, apenas consumir conteúdo, enquanto outros 30% disseram fazê-lo raramente. Dos que publicam, 11% fazem pelo menos uma vez por semana, e outros 11% ao menos uma vez ao dia. Já 10% realizam várias postagens diárias e 8% postam menos de uma vez por semana.
Em relação às atividades preferidas na rede, lideram assistir a conteúdos humorísticos e descontraídos (54%), acompanhar os vídeos de quem seguem (53%) e curtir vídeos de amigos (44%).
O estudo também identificou os horários de pico de acesso ao TikTok, com a maioria dos usuários acessando entre as 18h e a meia-noite (56%), seguido pelo período entre 13h e 18h (16%). Pela manhã, até às 13h, 25% dos usuários acessam a plataforma, enquanto apenas 3% o fazem após a meia-noite.
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