Os conteúdos em vídeo têm liderado a preferência de 74% dos usuários de internet. Os vídeos de duração média, com 1 a 3 minutos de extensão, conquistaram a posição de destaque, sendo os favoritos de 34% das pessoas. Logo atrás, temos as produções curtas, com menos de 1 minuto, e as mais longas, com mais de 3 minutos, que agradam a 21% e 19% dos usuários, respectivamente.
Essas informações são da pesquisa “Relatório de Influenciadores Digitais”, conduzida pela Opinion Box e Influence.me. Para esse estudo, foram entrevistadas 2.120 mil pessoas que fazem uso da internet, em sua maioria concentradas na região sudeste do país.
O relatório também aponta que os stories ocupam a quarta posição na preferência de formato de conteúdo, com 18% de adeptos. Além disso, 5% dos usuários têm preferência por fotos e imagens, enquanto 2% optam por textos e apenas 1% demonstra predileção por áudios.
Influência para compras
No que diz respeito à influência exercida pelos criadores de conteúdo nas decisões de compra, 75% das pessoas afirmaram já ter efetuado uma compra motivada por recomendações de influenciadores nas redes sociais. Apenas 19% dos entrevistados nunca realizaram uma compra com base em tais recomendações, enquanto 6% afirmam não se recordar de ter feito isso.
Entre as categorias de produtos mais adquiridos por influência, roupas lideram com 26%, seguidas por cosméticos com 25% e cursos ou conteúdos educacionais com 22%. Livros, maquiagem, alimentos e bebidas também se destacam na lista, com índices de 21%, 20% e 17% de compras, respectivamente.
Celulares foram adquiridos por 14%, enquanto 12% baixaram aplicativos para celular. Calçados e pacotes de viagens também figuram na lista de compras influenciadas, com 12% de adesão em ambas as categorias.
Após a compra, 58% das pessoas que adquiriram produtos com base nas recomendações de influenciadores afirmam que é provável que repitam a experiência. Enquanto 15% consideram isso pouco provável, 27% acreditam que as chances são médias.
Influenciadores mais memoráveis
Além disso, a pesquisa buscou identificar os influenciadores mais memoráveis na internet. Entre as figuras femininas, Virgínia Fonseca foi a mais mencionada pelos dos entrevistados, e também se destacou na categoria moda. No universo masculino, Felipe Neto dominou as respostas.
Em categorias específicas, Rodrigo Ruas lidera em “Viagens e Turismo”, Thiago Nigro se destaca em “Finanças, Empreendedorismo e Negócios”. Paulo Muzy foi o mais citado em “Saúde e Fitness”. Em “Humor”, Whindersson Nunes é o primeiro colocado; Rita Lobo se destaca em “Receitas e Gastronomia”; e Fabio Akita lidera em “Tecnologia”. Na área de “Educação”, Mário Sérgio Cortella é o mais memorável, enquanto Bianca Andrade se sobressai em “Maquiagem e Estética”.