WePink é destaque no Dia das Crianças; veja dados da repercussão da data nas redes sociais

Segundo estudo da Buzzmonitor, o Instagram concentrou 80,7% da publicações sobre a data.

A marca WePink se destacou no Instagram durante o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. A empresa, fundada pelas influenciadoras Virgínia Fonseca e Samara Pink, teve duas das quatro postagens mais engajadas da data, segundo monitoramento realizado pela Buzzmonitor.

O impulso para a marca ocorreu com o lançamento de sua nova colônia infantil, My Baby Star, no dia 8 de outubro. Um dos posts da marca trazia a filha mais velha de Virgínia Fonsceca, Maria Alice, promovendo o perfume. E conquistou 39,7 mil interações. A outra postagem, com Samara Pink e seu filho, Miguel, conquistou 23,6 mil interações. 

Este monitoramento, realizado pela Buzzmonitor, analisou o conteúdo relacionado ao Dia das Crianças nas redes sociais no período de 10 de setembro a 9 de outubro de 2023. Para isso, foi usada a ferramenta Buzzmonitor Trends, que compila postagens de influenciadores e veículos de imprensa.

Postagens com maior engajamento do Instagram

Postagens com maior engajamento do Instagram no Dia das Crianças. (Imagem: Divulgação/ Buzzmonitor) 

Dia das Crianças nas redes sociais

Nas redes sociais, o Instagram liderou como a plataforma mais utilizada para falar sobre a data comemorativa, com 80,7% de participação. O Facebook ocupou o segundo lugar, com 12%, seguido pelo antigo Twitter, agora chamado de X, com 7,4% dos posts.

Além disso, A maioria das menções relacionadas ao Dia das Crianças foi feita por mulheres, representando 54,8% do total. O sentimento das postagens foi positivo em 94,5% das publicações.

O monitoramento revelou, ainda, que as postagens relacionadas ao Dia das Crianças aumentaram consideravelmente nas semanas que antecederam a data. A partir de outubro, as divulgações de produtos e ações voltadas para o público infantil ganharam impulso, atingindo o pico em 9 de outubro, quando representaram 12,8% das postagens total durante o período de 10/09 a 09/10. No total, foram registradas 42.106 menções ao Dia das Crianças nesse período.

Postagens sobre o Dia das Crianças por dia e rede social
Posts sobre o Dia das Crianças entre 10/09 e 09/10, por rede social. (Imagem: Divulgação/Buzzmonitor)

No entanto, a  Buzzmonitor também observou uma queda nas postagens aos domingos (24 de setembro, 1 de outubro e 8 de outubro), resultado de estratégias relacionadas aos horários de maior engajamento, similar ao que ocorreu no ano anterior.

Em 2022, também houve um crescimento constante nas postagens a partir dos primeiros dias de outubro, com um aumento significativo de publicações na semana que antecede o Dia das Crianças (de 3 a 9 de outubro) e um pico de postagens nas vésperas da data, em 10 de outubro.

Conteúdos sobre brinquedos dominam a data

Os conteúdos relacionados a brinquedos dominaram os posts sobre o Dia das Crianças, com três das publicações mais engajadas. Uma delas era de um perfil relacionado à maternidade, enquanto as outras duas pertenciam a influenciadores infantis, cujas contas são gerenciadas pelos pais. Todas as imagens apresentavam crianças.

As postagens feitas por influenciadores incluíram uma parceria da Decathlon com a influenciadora de maternidade Fernanda Cintra, que gerou 22 mil interações. Outras publicações incluíram um publieditorial da Pupee Brinquedos com a blogueira infantil Priscila Gabrielly, resultando em 17,4 mil interações; e a divulgação da Crochê Amor Lele pela modelo mirim Isabella Harrumi, com 3,3 mil interações.

Post mais engajado de influencer
Parceria da Decathlon com a influencer de maternidade Fernanda Cintra. (Imagem: Divulgação/ Buzzmonitor)
Publicidade da Pupee Brinquedos com blogueira infantil
Publicidade da Pupee Brinquedos com blogueira infantil Priscila Gabrielly. (Imagem: Divulgação/Buzzmonitor)

A pesquisa também apontou que, apesar das restrições das redes sociais em relação à criação de contas para menores de idade, a atuação de influenciadores mirins está em ascensão, impactando a dinâmica de divulgação de marcas em datas como o Dia das Crianças, seguindo as diretrizes comuns de publieditoriais.

Dentre as marcas que promoveram seus produtos no Instagram, também se destacaram itens de vestuário e moda com personagens famosos. A linha da Romanel em parceria com a Disney gerou 18,9 mil interações em posts sobre anéis e 5 mil interações em postagens sobre brincos. As camisetas temáticas do Homem-Aranha da Havan geraram 4,9 mil interações e a vitrine da Marisa com produtos da DC Comics e Marvel alcançou 2,7 mil interações.

Outras lojas do varejo que ranquearam entre os 26 posts com maior engajamento são: Americanas, divulgando sua seleção de brinquedos (5.7 mil interações), e o sorteio de Dia das Crianças da Lojas Marabraz (3.7 mil interações).

postagem da marca rommanel para o dia das crianças
Postagem da Romanel em parceria com a Disney. (Imagem: Divulgação/ Buzzmonitor)
postagem das lojas americanas para o Dia das Crianças
Postagem das lojas Americanas para a data. (Imagem: Divulgação/ Buzzmonitor)
  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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