O proprietário do X, Elon Musk, discutiu a possibilidade de implementar uma mensalidade para os usuários da plataforma como parte de seus esforços para combater os bots. Essa sugestão surgiu durante uma conversa ao vivo com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, transmitida na segunda-feira (18) na rede social.
Durante a conversa, Netanyahu questionou Musk sobre como combater o antissemitismo nas redes sociais. Ao tópico, Musk respondeu: “Estamos considerando a introdução de uma pequena taxa mensal para o uso da plataforma X. Esta é a única maneira que consigo pensar para lidar com os milhares de exércitos de bots”. Bots são programas automatizados que têm sido utilizados para interagir nas redes sociais, sendo que alguns são especificamente programados para disseminar mensagens de ódio.
Musk explicou que administrar um bot custa apenas uma fração de centavo, e introduzir uma taxa mensal faria com que o custo efetivo de usar um bot de conteúdo se tornasse muito alto para os usuários. Além disso, cada bot teria que registrar um cartão de crédito diferente na plataforma.
Quanto ao valor da mensalidade que os usuários do X teriam que pagar, Musk mencionou que seria inferior ao preço da assinatura premium do X, que custa US$ 8. No entanto, ele não especificou um valor exato, afirmando que essa é uma discussão mais complexa. “É uma discussão mais longa, mas, na minha opinião, esta é a única defesa contra os exércitos de bots”, concluiu.
Leia também: