No dia 29 de agosto será realizada a cerimônia do YouTube Works Awards, uma premiação voltada para as campanhas publicitárias veiculadas na plataforma de vídeos. Os vencedores serão revelados durante o evento Broadcast, organizado pelo YouTube Brasil e dedicado a marcas e criadores de conteúdo.
Em uma parceria com a Kantar, a cerimônia reúne 11 finalistas que competirão em cinco categorias. O troféu mais cobiçado da noite é o Grand Play, destinado às campanhas que se destacaram em múltiplos aspectos.
A Vivo é a marca que se destaca com o maior número de indicações no YouTube Works Awards, somando quatro indicações em três categorias distintas.
Finalistas do YouTube Works Awards
Na categoria “Best Work With Creators”, é reconhecida a habilidade das marcas em incorporar a essência dos criadores de conteúdo para contar histórias envolventes ou colaborar de maneira marcante durante as campanhas. As finalistas desta seção são:
- “O sonho do hexa está mais vivo do que nunca”, da Vivo
- “Files of Freedom”, do Mercado Livre
- “Como um carro híbrido funciona”, da Jeep
Em “Business Impact“, serão avaliadas as campanhas que melhor exploraram o potencial do YouTube para construir marcas sólidas ou aumentar as vendas. Na corrida por esse reconhecimento, estão:
- “A-Bis-tinência”, do Bis
- “Vem com Vivo fibra”, da Vivo
- “O sonho do hexa está mais vivo do que nunca”, da Vivo
Para “The Unskippable“, são reconhecidos anúncios notáveis por sua criatividade e capacidade de prender a atenção do público, fazendo com que os espectadores escolham não pular o conteúdo publicitário. As campanhas competindo por este prêmio são:
- “A-Bis-tinência”, do Bis
- “Match o Papo”, do Tinder
- “Reality Bar Aberto 3ª Temporada”, da Pernod Ricard Brasil.
Na categoria “Social Impact“, destacam-se campanhas que apoiaram causas sociais, gerando impactos significativos em áreas como diversidade, inclusão e sustentabilidade ambiental. Entre as finalistas nessa seção, estão:
- “Files of Freedom”, do Mercado Livre
- “Modo Silencioso”, da Tim
- “A Linguagem da Acessibilidade”, do Banco do Brasil.
Por fim, “Meeting The Moment” reconhece marcas que demonstraram agilidade e visão estratégica para se adaptar às demandas urgentes do mercado. Na corrida pelo prêmio, encontram-se:
- “O sonho do hexa está mais vivo do que nunca”, da Vivo
- “A Volta da Camisa Amarela”, colaboração entre Brahma e Ambev
- “Campeões da Rua Catar”, da Pepsi
Já o “Grand Play” coroa a publicidade mais eficaz, criativa e inovadora da noite, sendo a única seção em que as indicações vêm dos jurados da premiação, ao invés de haver inscrições diretas.