Além disso, a pesquisa, que ouviu 1.100 usuários do WhatsApp no Brasil, mostrou que 66% dos entrevistados já contrataram um serviço e 62% já compraram um produto pelo aplicativo. Para 67% dos participantes, o app é considerado um excelente canal de comunicação com empresas.
Por outro lado, 82% dos usuários já receberam mensagens e ofertas comerciais de empresas com as quais não tinham interagido pelo WhatsApp. Na primeira edição da pesquisa, realizada em janeiro de 2021, esse número era de 56%, indicando um crescimento no uso do aplicativo para marketing direto.
No entanto, a reação a essas mensagens varia: 47% dos entrevistados respondem caso a mensagem seja de interesse, 31% ignoram, 20% bloqueiam o contato antes mesmo de verificar quem é, e 2% leem e respondem independentemente do conteúdo. Esses dados indicam que, apesar do potencial para vendas diretas pelo WhatsApp, é preciso cautela para não afastar os clientes.
Em relação à publicidade, 49% dos usuários não se importam de receber anúncios no WhatsApp, desde que tenham fornecido seu número para a empresa, indicando uma aceitação moderada para esse tipo de comunicação.
Recursos mais utilizados
Além de examinar a relação com marcas, o estudo analisou os principais recursos usados pelos consumidores. A troca de mensagens de texto é a funcionalidade mais comum, com 93% dos usuários, seguida pelo envio de mensagens de áudio, com 80%. A troca de imagens e chamadas de voz são usadas por 69% dos usuários cada uma. Além disso, 58% utilizam o aplicativo para enviar vídeos.
A maioria dos usuários do WhatsApp não apenas se mantém fiel, mas também vê potencial para aumentar o uso do aplicativo no futuro. Segundo o relatório, 92% dos usuários têm mantido ou aumentado o tempo de uso no app. Um quarto dos usuários espera intensificar a utilização, impulsionados por novos recursos e funcionalidades que o WhatsApp continua a introduzir.
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