Se nos gramados os times são grandes rivais, fora deles a competição é pelo valor das marcas. Segundo o relatório da Brand Finance Football 50 2024, o Flamengo e o Palmeiras são as os times de futebol mais valiosos do Brasil em 2024.
Mesmo com uma queda de 2% em relação à edição anterior, o Flamengo se manteve no topo pelo terceiro ano consecutivo, com um valor de US$ 100 milhões. O índice de força da marca também caiu de 77,8 para 74,9, mas ainda é o mais forte entre as times do futebol brasileiro.
De acordo com a pesquisa, a resistência do Flamengo é atribuída a um dos maiores acordos de patrocínio da história do futebol brasileiro, com a empresa de apostas Pixbet. No entanto, o clube não conseguiu manter-se na lista das 50 marcas de futebol mais valiosas do mundo este ano, tendo sido o único brasileiro na lista global do ano passado.
Já o Palmeiras permaneceu em segundo lugar, com um aumento de 9% no valor da marca, alcançando US$ 85 milhões, embora o índice de força da marca tenha caído de 72,8 para 70,4. O São Paulo ficou em terceiro colocado e registrou o maior avanço no ranking, crescendo 55% e alcançando US$ 56 milhões em valor de marca. O time tricolor subiu da quinta para a terceira posição, com um índice de força de 66,2.
Uma novidade no top 10 deste ano foi a aparição do Red Bull Bragantino, ocupando a nona posição com um valor de marca de US$ 21 milhões e um índice de 49,6. Em contraste, o Santos, que ocupava a oitava posição em 2023, com valor de R$ 118,3 milhões, foi rebaixado para a Série B do Brasileirão e deixou a lista.
Veja o ranking completo, com o nome da marca, valor em milhões de dólares e índice de força:
- Flamengo – US$ 100 – 74.9
- Palmeiras – US$ 85 – 70.4
- São Paulo – US$ 56 – 66.2
- Corinthians – US$ 49 – 62.5
- Grêmio – US$ 35 – 58.9
- Atlético Mineiro – US$ 34 – 58.9
- Internacional – US$ 31 – 57.5
- Fluminense – US$ 31 – 55.4
- Red Bull Bragantino – US$ 21 – 49.6
- Athletico Paranaense – US$ 21 – 52.2
Times mais valiosos do mundo
No ranking global, o Real Madrid lidera a lista, com um aumento de 19% em relação ao ano passando. O time europeu alcançou EUR$ 1,7 bilhão em valor de marca e índice de força de 96.3. O Manchester City fica em segundo lugar, com EUR$ 1,6 bi, 7% a mais do que em 2023, e força de 92.8. Já o Barcelona ocupa a terceira posição entre os times mais valiosos do mundo, com um aumento de 16% no valor da marca, que agora é de EUR$ 1,5 bi e força de 92.7.
Confira a lista completa, com o nome da marca, valor em bilhão de euros e índice de força:
- Real Madrid – EUR$ 1,7 – 96.3
- Manchester City – EUR$ 1,6 -92.8
- Barcelona – EUR$ 1,5 – 92.7
- Manchester United – EUR$ 1.4 – 91.6
- Liverpool – EUR$ 1.4 – 93.7
- FC Bayern München – EUR$1.2 – 90.3
- Paris Saint-Germain – EUR$1.2 – 86.2
- Arsenal Football Club – EUR$1 – 89.7
- Tottenham Hotspur – EUR$0.9 – 83
-
Chelsea – EUR$0.8 – 84.5
Metodologia
A metodologia de avaliação de marcas da Brand Finance envolve quatro componentes principais: valor empresarial, valor comercial da marca, contribuição da marca e valor da marca. O valor empresarial refere-se ao total de um empreendimento com múltiplas marcas. Já o valor comercial da marca avalia um negócio operando sob uma única marca, considerando toda a cadeia de valor.
A contribuição da marca mede o aumento do valor para os acionistas devido à posse da marca, em comparação com operar uma marca genérica. O valor da marca inclui direitos de marketing e propriedade intelectual, gerando benefícios econômicos através de associações distintivas na mente das partes interessadas.
Leia também:
Ranking do MIT elege as 20 empresas mais inovadoras do Brasil em 2024; confira a lista completa
Geração Z está pesquisando mais no Pinterest; veja estratégias destacar sua marca