Pesquisa revela as marcas mais inclusivas do mundo; confira a lista completa

O levantamento realizado pela Kantar também revelou que os brasileiros são mais preocupados com diversidade e inclusão em comparação com a média global.

Google, Amazon e Nike são consideradas pelos consumidores as marcas mais inclusivas do mundo, segundo novo estudo da Kantar. Os dados são do relatório Brand Inclusion Index, que mede a percepção dos consumidores sobre práticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) das marcas (veja ranking no final).

A pesquisa entrevistou 23 mil pessoas de 18 países, com o objetivo de mapear a importância da postura e atuação das marcas em relação à DEI. No Brasil, a amostra incluiu 1.012 indivíduos pertencentes a quatro grupos sub-representados: mulheres, pessoas pretas e pardas, pessoas com deficiências (PCDs) e a comunidade LGBTQIAP+.

O levantamento revelou que, apesar de 65% dos entrevistados acreditarem que as empresas estão se esforçando para serem mais inclusivas, a discriminação continua a ser um problema frequente. Quando ocorre, 58% dos casos acontecem em estabelecimentos comerciais, sendo 18% durante compras e 14% em serviços de hospitalidade, como restaurantes e hotéis. Esses dados indicam que ainda há uma necessidade de aprimorar as práticas de DEI nas empresas.

Além disso, o levantamento apontou que para 83% da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) e 81% dos Millennials (nascidos entre 1982 e 1994), diversidade e inclusão são valores que influenciam constantemente em como eles enxergam as marcas. Já 66% da Geração X (nascidos entre 1965 e 1981) e 50% dos Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) compartilham da mesma preferência.

Percepção dos brasileiros sobre inclusão

O estudo também revelou que os brasileiros estão mais atentos e exigentes em relação às práticas de diversidade e inclusão em comparação com a população global.

Segundo a Kantar, 86% dos brasileiros consideram essencial que as empresas com as quais se relacionam promovam ativamente a diversidade e a inclusão, tanto internamente quanto na sociedade. Globalmente, essa média é de 75%. Entre grupos socialmente minoritários, como pessoas LGBTQIAP+ e neurodivergentes, esse número sobe para 76% e 80%, respectivamente.

Além disso, 88% dos brasileiros afirmam que diversidade e inclusão são importantes para eles, em comparação com 79% da média global. A análise dos dados mostra que a população brasileira valoriza significativamente as iniciativas de diversidade e inclusão das empresas.

Marcas mais diversas e inclusivas segundo os consumidores

A Kantar também pediu aos 23 mil entrevistados que nomeassem marcas e empresas que consideram inclusivas e eficazes em relação às práticas de DEI. Além de Google, Amazon e Nike, destacaram-se também Dove, McDonald’s, Netflix e Coca-Cola. 

Embora a consultoria não tenha divulgado detalhes do ranking nacional, informou que a Natura foi a empresa mais mencionada pelos consumidores no Brasil.

Confira abaixo o ranking das Marcas mais Diversas e Inclusivas do Mundo em 2024:

  1. Google
  2. Amazon
  3. Nike
  4. Dove
  5. McDonald’s
  6. Netflix
  7. Coca-Cola
  8. Adidas
  9. Disney
  10. Apple
  11. Facebook/Meta
  12. Samsung
  13. Ikea
  14. Barbie
  15. Nivea
  16. Microsoft
  17. KFC
  18. Starbucks
  19. MasterCard
  20. Toyota
  21. Colgate
  22. L’Oréal Paris
  23. Nestle
  24. Visa
  25. Burger King
  26. Uber
  27. Volkswagen
  28. Pepsi
  29. Heineken
  30. Doritos
  31. Danone
  32. Airbnb
  33. OREO

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  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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