Google, Amazon e Nike são consideradas pelos consumidores as marcas mais inclusivas do mundo, segundo novo estudo da Kantar. Os dados são do relatório Brand Inclusion Index, que mede a percepção dos consumidores sobre práticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) das marcas (veja ranking no final).
A pesquisa entrevistou 23 mil pessoas de 18 países, com o objetivo de mapear a importância da postura e atuação das marcas em relação à DEI. No Brasil, a amostra incluiu 1.012 indivíduos pertencentes a quatro grupos sub-representados: mulheres, pessoas pretas e pardas, pessoas com deficiências (PCDs) e a comunidade LGBTQIAP+.
O levantamento revelou que, apesar de 65% dos entrevistados acreditarem que as empresas estão se esforçando para serem mais inclusivas, a discriminação continua a ser um problema frequente. Quando ocorre, 58% dos casos acontecem em estabelecimentos comerciais, sendo 18% durante compras e 14% em serviços de hospitalidade, como restaurantes e hotéis. Esses dados indicam que ainda há uma necessidade de aprimorar as práticas de DEI nas empresas.
Além disso, o levantamento apontou que para 83% da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) e 81% dos Millennials (nascidos entre 1982 e 1994), diversidade e inclusão são valores que influenciam constantemente em como eles enxergam as marcas. Já 66% da Geração X (nascidos entre 1965 e 1981) e 50% dos Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) compartilham da mesma preferência.
Percepção dos brasileiros sobre inclusão
O estudo também revelou que os brasileiros estão mais atentos e exigentes em relação às práticas de diversidade e inclusão em comparação com a população global.
Segundo a Kantar, 86% dos brasileiros consideram essencial que as empresas com as quais se relacionam promovam ativamente a diversidade e a inclusão, tanto internamente quanto na sociedade. Globalmente, essa média é de 75%. Entre grupos socialmente minoritários, como pessoas LGBTQIAP+ e neurodivergentes, esse número sobe para 76% e 80%, respectivamente.
Além disso, 88% dos brasileiros afirmam que diversidade e inclusão são importantes para eles, em comparação com 79% da média global. A análise dos dados mostra que a população brasileira valoriza significativamente as iniciativas de diversidade e inclusão das empresas.
Marcas mais diversas e inclusivas segundo os consumidores
A Kantar também pediu aos 23 mil entrevistados que nomeassem marcas e empresas que consideram inclusivas e eficazes em relação às práticas de DEI. Além de Google, Amazon e Nike, destacaram-se também Dove, McDonald’s, Netflix e Coca-Cola.
Embora a consultoria não tenha divulgado detalhes do ranking nacional, informou que a Natura foi a empresa mais mencionada pelos consumidores no Brasil.
Confira abaixo o ranking das Marcas mais Diversas e Inclusivas do Mundo em 2024:
- Amazon
- Nike
- Dove
- McDonald’s
- Netflix
- Coca-Cola
- Adidas
- Disney
- Apple
- Facebook/Meta
- Samsung
- Ikea
- Barbie
- Nivea
- Microsoft
- KFC
- Starbucks
- MasterCard
- Toyota
- Colgate
- L’Oréal Paris
- Nestle
- Visa
- Burger King
- Uber
- Volkswagen
- Pepsi
- Heineken
- Doritos
- Danone
- Airbnb
- OREO
Leia também:
Tinder anuncia IA que escolhe as melhores fotos para aumentar chances de match
Influenciadora marroquina criada por IA é coroada a primeira “Miss AI”; veja detalhes