79% dos usuários do WhatsApp usam o app para falar com empresas, aponta pesquisa

Levantamento da Opinion Box aponta que 67% das pessoas acham o app um ótimo canal para se comunicar com empresas.

O relatório “Panorama WhatsApp” da Opinion Box revela que 79% dos usuários já usaram o aplicativo para conversar com marcas e empresas, destacando como o WhatsApp facilita a comunicação entre empresas e seus clientes.

Além disso, a pesquisa, que ouviu 1.100 usuários do WhatsApp no Brasil, mostrou que 66% dos entrevistados já contrataram um serviço e 62% já compraram um produto pelo aplicativo. Para 67% dos participantes, o app é considerado um excelente canal de comunicação com empresas.

Por outro lado, 82% dos usuários já receberam mensagens e ofertas comerciais de empresas com as quais não tinham interagido pelo WhatsApp. Na primeira edição da pesquisa, realizada em janeiro de 2021, esse número era de 56%, indicando um crescimento no uso do aplicativo para marketing direto.

No entanto, a reação a essas mensagens varia: 47% dos entrevistados respondem caso a mensagem seja de interesse, 31% ignoram, 20% bloqueiam o contato antes mesmo de verificar quem é, e 2% leem e respondem independentemente do conteúdo. Esses dados indicam que, apesar do potencial para vendas diretas pelo WhatsApp, é preciso cautela para não afastar os clientes.

Em relação à publicidade, 49% dos usuários não se importam de receber anúncios no WhatsApp, desde que tenham fornecido seu número para a empresa, indicando uma aceitação moderada para esse tipo de comunicação.

Recursos mais utilizados

Além de examinar a relação com marcas, o estudo analisou os principais recursos usados pelos consumidores. A troca de mensagens de texto é a funcionalidade mais comum, com 93% dos usuários, seguida pelo envio de mensagens de áudio, com 80%. A troca de imagens e chamadas de voz são usadas por 69% dos usuários cada uma. Além disso, 58% utilizam o aplicativo para enviar vídeos.

A maioria dos usuários do WhatsApp não apenas se mantém fiel, mas também vê potencial para aumentar o uso do aplicativo no futuro. Segundo o relatório, 92% dos usuários têm mantido ou aumentado o tempo de uso no app. Um quarto dos usuários espera intensificar a utilização, impulsionados por novos recursos e funcionalidades que o WhatsApp continua a introduzir.

Canais do WhatsApp

Os Canais do WhatsApp foram lançados no Brasil em setembro de 2023, com a promessa de serem uma maneira “simples, confiável e privada” de acompanhar atualizações de pessoas e organizações dentro do aplicativo. Apesar do interesse dos usuários em novas funcionalidades, a adoção ainda é limitada: enquanto 62% dos entrevistados conhecem a ferramenta, apenas 19% a utilizam. Entre os que seguem canais, os temas mais populares são notícias (48%), esportes (37%), tecnologia (31%) e séries (28%).

Leia também: 

Olimpíadas de Paris: uniformes dos atletas brasileiros são duramente criticados nas redes sociais

Google decide manter cookies de terceiros; veja o que muda

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *