Coluna escrita por Waleska Bueno, colunista especializada em Creator Economy. Ela é Founder da Colheita e sócia e CMO da cely, startup especializada em estratégias de influência e serviços para a Creator Economy.
Nos últimos anos, testemunhamos um fenômeno crescente de indivíduos que entram em reality shows na grande mídia, com o objetivo de se tornarem influenciadores digitais após saírem do programa. No entanto, em 2024, estamos vendo muitos desses ex-participantes enfrentarem dificuldades para garantir contratos de publicidade significativos. Muitos reclamam da dificuldade em conseguirem fechar com as marcas. Porém, independentemente do intermediário ou agência envolvida na negociação contratual, há um ponto crucial a ser destacado: simplesmente ter participado do BBB, por exemplo, não é mais suficiente. Tornou-se essencial ser um verdadeiro criador de conteúdo.
Diante disso, surge a questão: será que os participantes começaram a acreditar que a visibilidade obtida nos programas de televisão ao redor do Brasil é suficiente para mudar suas vidas, ou essas pessoas simplesmente esperavam seguir os passos dos raros casos de sucesso que não precisaram se apoiar na criação de conteúdo para continuarem relevantes?
Um erro comum é pensar que apenas aparecer na televisão ou em outras mídias tradicionais é suficiente para consolidar uma carreira de influência. Contudo, sem um investimento significativo, essa visibilidade pode se dissipar rapidamente. Afinal, o público online é exigente e está constantemente em busca de novidades e entretenimento de qualidade.
É aqui que entra a importância da criação de conteúdo independente. Em um mercado saturado de influenciadores em ascensão, é fundamental destacar-se da multidão. A criação de conteúdo autêntico e cativante não apenas atrai seguidores leais, mas também chama a atenção das marcas em busca de colaborações significativas. Em um programa onde todos possuem vivências tão diferentes, o que os impede de contarem sua história de forma única em alguma rede social como o TikTok?
Quem não se interessaria pela história de um tio da merenda que, todos os dias, tem que cozinhar para diversas crianças, pré-adolescentes e adolescentes? Ou como é a vida corrida de um motoboy e quais são as dificuldades enfrentadas por essa profissão tão necessária? Até mesmo a história de uma mulher que cresceu no mundo do ballet, poderia contar sobre os bastidores, as melhores sapatilhas, o que fazer e não fazer para alcançar novos patamares no mundo da dança. Isso, entre outras histórias que poderiam ter sido contadas pelos “pipocas”.
A influência digital não surge do nada. É um processo contínuo de construção e manutenção da reputação e da credibilidade. Uma vez que a atenção do público é conquistada, é necessário investir na própria imagem para manter e expandir todo esse destaque. Criar conteúdo relevante, interessante e original é fundamental para atrair seguidores e mantê-los engajados ao longo do tempo.
O cenário digital é intensamente competitivo, com inúmeras pessoas buscando diariamente a atenção do público. Nesse contexto, investir tempo na criação de conteúdo diferenciado é crucial para se destacar e estabelecer uma presença digital sólida. Além de destacar-se, esse investimento permite ao influenciador explorar sua criatividade, desenvolver uma voz única e construir uma marca pessoal autêntica, elementos essenciais para estabelecer uma conexão genuína com sua audiência, e consequentemente atrair marcas. Se seu conteúdo for interessante, a marca vai investir em você.
Atualmente, embora reconheça que é um ambiente desafiador, vislumbro que tanto o mercado de influência quanto os influenciadores estão em um cenário amplo, onde há espaço para recalibrar suas estratégias de marketing. Especialmente aqueles influenciadores que encaram a publicidade como algo fácil, mas não conseguem criar conteúdo envolvente e não geram engajamento. Estou me referindo especificamente ao marketing de influência e seus resultados.
Para realmente capitalizar essa em cima de todo esse “hype” e construir uma carreira sólida como influencer, é necessário investir tempo, energia e criatividade nas suas produções. É esse empenho contínuo que diferencia os influenciadores bem-sucedidos daqueles que acabam sendo esquecidos pela audiência.
Em última análise, o sucesso como influenciador digital pós-BBB ou qualquer outro reality show não vem apenas da exposição televisiva, mas sim do compromisso com a criação de conteúdo.
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