Meta AI Studio: Instagram permite que usuários criem versões de IA de si mesmos

O novo AI Studio da Meta também permitirá que os influenciadores utilizem IAs personalizadas para responder aos seguidores.

A Meta está lançando o AI Studio, uma ferramenta inovadora que permite aos usuários criar seus próprios chatbots alimentados por inteligência artificial (IA). A novidade traz dois recursos principais: o “Creator AI”, voltado especificamente para criadores de conteúdo, e o “AI Character”, destinado a todos os usuários.

O objetivo dessas novidades é permitir que criadores e donos de negócios utilizem perfis de IA para interagir com seus seguidores em seu nome. Os chatbots poderão participar de conversas, responder a comentários em stories e interagir diretamente com os usuários no bate-papo (DMs).

Em uma postagem no blog oficial, a empresa detalhou que “os criadores podem personalizar sua IA com base em coisas como seu conteúdo do Instagram, tópicos a evitar e links que desejam compartilhar”. Além disso, os criadores poderão configurar respostas automáticas e controlar com quais contas a IA pode interagir. A empresa alertou que todas as respostas com a ferramenta serão rotuladas como “AI”.

Alguns exemplos de IAs já criadas por influenciadores incluem um assistente virtual que ajuda a gerenciar o estresse no trabalho e uma IA que dá dicas personalizadas sobre gastronomia local enquanto viaja. Além disso, também foi criada uma IA para oferecer dicas para encontrar a lente perfeita para a foto.

Já para o público em geral, será possível criar chatbots temáticos. Os usuários poderão escolher entre uma grande variedade de modelos de prompt ou começar do zero para criar uma IA que ensina a cozinhar, ajuda com legendas no Instagram, gera memes para divertir amigos. A IA pode ser usada apenas de forma privada ou compartilhada com seguidores e amigos, e até disponibilizada para qualquer pessoa interagir no Instagram, Messenger, WhatsApp e na web.

Segundo o blog da Meta, os usuários poderão configurar seus bots para responder a tipos específicos de perguntas ou evitar determinados tópicos. Um exemplo fornecido pela empresa ilustra bem essa funcionalidade: se um seguidor perguntar qual boné o influenciador estava usando nos stories pela manhã, a IA pode responder e até enviar um link do modelo.

Inicialmente, o ‘AI Studio’ está disponível apenas nos Estados Unidos, mas a empresa planeja expandir o serviço para outros países nas próximas semanas, juntamente com a ferramenta voltada ao usuário comum. A Meta anunciou que os usuários do Instagram nos EUA já podem acessar o AI Studio através do site ou iniciando um novo “bate-papo de IA” diretamente no Instagram. Até o momento, não se sabe se a ferramenta chegará ao Brasil.

Leia também:

Após derrotas nas Olimpíadas, marcas brasileiras “bloqueiam” o Japão nas redes sociais

79% dos usuários do WhatsApp usam o app para falar com empresas, aponta pesquisa

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *