Olimpíadas de Paris: uniformes dos atletas brasileiros são duramente criticados nas redes sociais

As críticas envolvem desde a estética dos uniformes da cerimônia de abertura até a simplicidade do kit recebido pelos atletas. As peças foram desenvolvidos pela Riachuelo.

Com a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris marcada para esta sexta-feira (26), os uniformes que os atletas brasileiros irão usar na ocasião estão gerando um intenso debate nas redes sociais. Nesta quarta (24), o design dos trajes, criticado por sua simplicidade, tem levantado questões sobre a escolha da Riachuelo e comparações com os uniformes de outras nações. O tema cumulava 161 mil menções no X até às 11h desta quarta.

A Riachuelo, que é a patrocinadora oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), foi responsável pela criação dos uniformes para a cerimônia de abertura e para as viagens da delegação. A marca amanheceu nos trending topics do X, com 10,1 mil menções. As peças desenvolvidas pela marca incluem uma jaqueta jeans, uma saia branca, uma calça branca e uma camisa listrada. 

No entanto, o design dos uniformes das Olimpíadas foi amplamente criticado pelo público por sua simplicidade e falta de criatividade. Comparados aos uniformes de outras nações, os trajes brasileiros foram considerados conservadores e pouco inspiradores. A insatisfação foi tão grande que surgiram alternativas criadas por outros profissionais e até por inteligência artificial, oferecendo visões diferentes e mais ousadas do que o uniforme oficial.

A repercussão negativa ganhou ainda mais força quando a cantora Anitta e a ex-atleta Marcia Fu expressaram suas críticas sobre os uniformes (veja abaixo). A situação gerou uma discussão ainda mais ampla nas redes sociais, evidenciando a insatisfação com a escolha estética da Riachuelo.

imagem do vídeo do Instagram com comentário de anitta sobre os uniformes
Comentário de Anitta sobre os uniformes. (Imagem: Reprodução/Instagram)

A Revista ELA, em resposta à polêmica, convocou três designers renomados: Kátia Barros (diretora criativa e cofundadora da Farm); Thomaz Azulay (cofundador do The Paradise); e Mônica Sampaio  (diretora criativa da Santa Resistência) para criar suas versões alternativas dos uniformes. O modelo proposto pela Farm, em particular, recebeu elogios das redes sociais e deixou a marca com 150 mil menções no X nesta quarta.

Atletas reclamam sobre os kits das Olimpíadas

Além das questões estéticas, surgiram problemas relacionados ao fornecimento dos uniformes. O atleta de decathlo José Fernando Ferreira reclamou sobre a falta de material adequado para as suas provas. Segundo ele, é necessário adquirir sete pares de sapatilhas para atender às suas necessidades e ele vai precisar custear todos os itens, já que a COB forneceu apenas algumas roupas (veja mais abaixo).

Já a campeã pan-americana de lançamento de disco, Izabela Rodrigues da Silva, também enfrentou dificuldades, pois seu enxoval foi reduzido devido à falta de peças femininas no tamanho G. A Puma, fornecedora de material esportivo, lamentou a situação e afirmou estar trabalhando para resolver os problemas da melhor forma possível.

Além disso, vídeos nas redes sociais mostraram atletas do vôlei feminino recebendo seus uniformes em sacos ao invés de malas, o que gerou mais críticas e preocupações sobre a organização e logística dos materiais. 

Confira às criticas feitas pelo público e atletas sobre os uniformes:

@alexandragurgel A delegação Brasileira precisa agir. Que essa situação seja apenas uma pedra no sapato rapidamente retirada pra que não deixe ela mal e ela tenha saúde mental 100% focada nas #olimpíadasdeparis2024 #paris2024🇫🇷 ♬ som original – Alexandra Gurgel

@andredoval roupa esportiva é desenvolvida considerando sua funcionalidade, antes mesmo do que seu estilo. por isso não faz sentido que uma atleta brasileira não tenha um uniforme que considere seu tamanho e seu gênero como aconteceu com a arremessadora de disco Izabela da Silva. é difícil encontrar tamanhos grandes na lojas, mas nesse caso merecia algo personalizado, não concorda? #gordofobia #olimpiadas #izabeladasilva #olympics #jeuxolympiques #paris #atletismo #brasil #uniforme #plussize ♬ som original – André do Val

@renexvx Descaso total com os nossos atletas olímpicos! Enquanto as outras nações receberam seus kits com malas elegantes e de qualidade, os atletas brasileiros receberam suas roupas em “sacos de batatas” Isso apenas o é reflexo da falta de investimento no esporte. #olimpiadas #olimpiadas2024 ♬ som original – Rene Ramirez

Leia também:

Em parceria com o Chef Jacquin, Nissin lança miojo sabores Pão na Chapa e Omelete

Pesquisa revela as marcas mais inclusivas do mundo; confira a lista completa

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *