O Spotify lançou um novo recurso que permite que os ouvintes deixem comentários em episódios de podcast na plataforma. A iniciativa pretende fomentar uma conexão mais profunda entre criadores e suas audiências, oferecendo novas oportunidades para a comunicação e o engajamento.
Em 2021, o Spotify já havia lançado ferramentas de engajamento, como enquetes para podcasts, em que o apresentador precisava criar uma pergunta para que os ouvintes respondessem. Agora, com a nova funcionalidade de comentários, os ouvintes podem deixar feedback diretamente nos episódios, de forma mais espontânea e semelhante a interações em redes sociais.
“Agora, pela primeira vez, os ouvintes podem realmente ter uma conversa bidirecional com seus apresentadores de podcast favoritos no Spotify, os podcasters podem obter feedback quase imediato de seus públicos e comunidades reais podem se formar em torno dos programas. Acho isso incrivelmente poderoso”, comentou Maya Prohovnik, vice-presidente de produtos de podcast do Spotify.
Os comentários serão privados por padrão e os criadores terão controle total sobre a moderação, podendo aprovar cada comentário antes da publicação. Eles também poderão escolher se desejam abrir os comentários para todos os episódios ou apenas para episódios selecionados. Além disso, é possível desativar a função a qualquer momento.
A importância do engajamento para os podcasts
Segundo o Spotify, as estratégias de interação com o público já implantadas anteriormente se mostraram eficazes, com mais de 9 milhões de ouvintes interagindo em podcasts em 2023 – um aumento de 80% no engajamento em relação ao ano anterior.
Ainda de acordo com a plataforma, ouvintes que participam de enquetes e respondem perguntas têm quatro vezes mais chances de voltar a ouvir o podcast em 30 dias e escutam o dobro de horas por mês em comparação com aqueles que não se envolvem.
Aplicativo para Podcasters do Spotify
Além da nova funcionalidade de comentários, o Spotify também atualizou sua plataforma e lançou um novo aplicativo móvel para a gestão de podcasts. O aplicativo já está disponível e promete permitir que os criadores gerenciem seus podcasts e interações com o público de maneira mais eficiente, independentemente do local de hospedagem dos conteúdos.
Leia também:
Geração Z está pesquisando mais no Pinterest; veja estratégias destacar sua marca
Ranking do MIT elege as 20 empresas mais inovadoras do Brasil em 2024; confira a lista completa